domingo, 22 de novembro de 2009

Arte Românica





A arte românica é um estilo artistico vigente,que acontece na Europa entre os séculos XI E XII e que tinha estrutura semelhante ás construções dos antigos romanos.




Características:

As principais características da arquitetura românica são:

-abóbadas em substituição ao telhado das basílicas;
-pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas;
-aberturas raras e estreitas usadas como janelas;
-torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e
-arcos que são formados por 180 graus.

As igrejas românicas são sempre grandes e sólidas e são chamadas de FORTALEZAS DE DEUS.A arte românica não é fruto do gosto refinado da nobreza nem das ideias desenvolvidas dos centros urbanos,é um estilo essencialmente clerical(relativo ao clero) e essa é a explicação mais aceita para as formas volumosas,estilizadas e duras dessas igrejas.


Pintura e Escultura

Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. Não podemos estudá-las desassociadas da arquitetura.





Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.



MOSAICO




A técnica da decoração com mosaico, isto é, pequeninas pedras, de vários formatos e cores, que colocadas lado a lado vão formando o desenho, conheceu seu auge na época do românico. Usado desde a Antigüidade, é originária do Oriente onde a técnica bizantina utilizava o azul e dourado, para representar o próprio céu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário